QUAL FOI A PRIMEIRA ORGANIZAÇÃO A OBTER CERTIFICAÇÃO EM GESTÃO DA INOVAÇÃO E EM GESTÃO DO CONHECIMENTO NO SETOR PÚBLICO?

A primeira organização no mundo a obter a certificação ISO 56002 em Gestão da Inovação e a primeira empresa de saneamento básico a receber a ISO 30401:2018 em Gestão do Conhecimento é pública. Trata-se da Dubai Electricity and Water Authority (DEWA). Essas realizações consolidam a liderança global da DEWA em todas suas atividades operacionais e serviços prestados aos usuários.

O presidente da DEWA, Saeed Mohammed Al Tayer, destacou que as duas certificações servem para consolidar a posição da empresa entre as organizações mundiais mais inovadoras e enfatiza seu papel como uma das principais organizações que apoiam a inovação em Dubai e nos Emirados Árabes Unidos. Segundo o dirigente, as duas certificações estão relacionadas com a visão de futuro da empresa de se tornar a corporação líder em inovação sustentável em todo mundo.

Para o CEO da DEWA, a empresa trabalha para alcançar os mais altos padrões de excelência em todas as áreas de atuação. Segundo ele, há um compromisso da alta administração em criar um ambiente de trabalho propício à criatividade e inovação no âmbito de um sistema que prioriza a excelência gerencial e a boa governança corporativa. Tudo isso garante a integração e sustentabilidades dos programas, projetos e serviços e aumenta a competitividade global da empresa. Al Tayer salienta ainda que a empresa usa a inovação e a criatividade para melhorar continuamente seus sistemas de trabalho para prestar serviços com altos índices de confiabilidade, disponibilidade, qualidade e eficiência.

O vice-presidente executivo de inovação e de futuro da DEWA, Marwan Bin Haidar, observa que a empresa um sistema de gestão de inovação integrado para alcançar uma ampla melhoria da qualidade dos serviços prestados aos usuários. Ele destaca que a empresa acredita no papel central da inovação para superar obstáculos e para tratar diversos desafios potenciais, transformando-os em oportunidades no desenvolvimento de serviços sustentáveis e soluções.  A  corporação está comprometida em melhorar seu desempenho continuamente por meio do desenvolvimento do sistema de gestão da inovação para promover a melhoria contínua da qualidade dos serviços prestados aos clientes.

A Dubai Electricity and Water Authority (DEWA) conta com 5 centros de conhecimento nas suas filiais. Esses centros funcionam com base em sistemas de gestão do conhecimento e de gestão da inovação inteligentes. Os funcionários podem emprestar e devolver livros e artigos de revistas por meio  de quiosques “self service”.  A biblioteca inteligente da DEWA torna fácil o acesso dos colaboradores ao conteúdo digital da empresa. O catálogo online permite aos funcionários realizar buscas por livros que estão disponíveis nos centros de conhecimento da empesa.

O exemplo da empresa pública de Dubai deve servir de referência para órgãos e entidades da administração pública brasileira. Como se pode observar nos depoimentos dos dirigentes citados acima, a alta administração da empresa tem convicção que a gestão da inovação e a gestão do conhecimento não são fins em si mesmo. O objetivo final do sistema de gestão do conhecimento e do sistema de gestão da inovação é o mesmo: melhorar o desempenho organizacional, isto é, melhorar continuamente  a confiabilidade, disponibilidade, qualidade e a eficiência dos serviços prestados aos clientes.

PARA SABER MAIS

DEWA is first organisation in the world do receive ISO 56002 in innovation management and first utility worldwide to receive ISO 30401 in knowledge management. Disponível em: https://www.dewa.gov.ae/en/about-dewa/news-and-media/press-and-news/latest-news/2019/08/dewa-is-first-organisation-in-the-world. Acessado em 27 de agosto de 2019.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: